Momento ótimo para fazer Acordo de Transação Excepcional para quitar sua dívida ativa federal

 Entre as formas de negociar a dívida ativa do governo federal, o Acordo de Transação Excepcional vem apresentando excelentes opções.


O solicitante precisa apresentar alguns documentos para mostrar os impactos econômicos e financeiros, e capacidade de pagamento, para negociar a dívida ativa. Esse Acordo de Transação Excepcional é um tipo especial de parcelamento de débitos.

A nova modalidade estará disponível para adesão, no portal REGULARIZE, a partir de 1º de julho até 29 de dezembro de 2020. Os benefícios serão concedidos conforme a capacidade de pagamento do contribuinte.

A Transação Excepcional é destinada aos débitos considerados pela PGFN de difícil recuperação ou irrecuperáveis. Para essa verificação, será avaliada a capacidade de pagamento do contribuinte, levando-se em consideração  impactos econômicos e financeiros causados pela pandemia..

Para tal finalidade, no caso de pessoa jurídica, considera-se impacto na capacidade de geração de resultados a redução, em qualquer percentual, da soma da receita bruta mensal de 2020 – com o início no mês de março e o fim no mês imediatamente anterior ao mês de adesão –, em relação à soma da receita bruta mensal do mesmo período de 2019, apurada na forma do art. 12 do Decreto-Lei n. 1.598/1977.

Já para as pessoas físicas, considera-se impacto no comprometimento da renda das pessoas físicas a redução, em qualquer percentual, da soma do rendimento bruto mensal de 2020 – com início o no mês de março e o fim no mês imediatamente anterior ao mês de adesão –, em relação à soma do rendimento bruto mensal do mesmo período de 2019.

Diante disso, o contribuinte interessado na Transação Excepcional deverá prestar informações, perante a PGFN, demonstrando esses impactos financeiros sofridos.

Essa modalidade de transação permite que a entrada, referente a 4% do valor total das inscrições selecionadas, seja parcelada em até 12 meses, sendo o pagamento do saldo restante:
-dividido em até 72 meses para pessoa jurídica, com possibilidade de descontos de até 100% sobre os valores de multas, juros e encargos, respeitado o limite de até 50% do valor total da dívida.
-dividido em até 133 meses para pessoa física, empresários individuais, microempresas, empresas de pequeno porte, instituições de ensino, Santas Casas de Misericórdia, sociedades cooperativas e demais organizações da sociedade civil de que trata a Lei n. 13.019/ 2014, com possibilidade de descontos de até 100% sobre os valores de multas, juros e encargos, respeitado o limite de até 70% do valor total da dívida.

Cumpre destacar que, para a transação de débitos previdenciários, o número de parcelas continua sendo, no máximo, de 60 vezes, por conta de limitações constitucionais.

A Transação Excepcional é regulamentada pela Portaria n. 14.402, de 16 de junho de 2020.
______
Em caso de dúvidas, consultas, cobranças, pedidos e requerimentos, entre em contato!
Marcio Pinheiro Advocacia Tributária
(21) 97278-4345
fito.marcio@gmail.com
https://marcio-pinheiro-advocacia-tributaria.webnode.com/

 
negociar divida ativa
negociar tributos
negociar fiscal
REGULARIZE
Inscrição PGFN
Débitos PGFN
Edital PGFN Contribuinte Legal
REGULARIZE PGFN prazo
PGFN proposta de acordo
Portaria PGFN REGULARIZE
Portaria PGFN substituição de garantia
Dívida Ativa União
Meu parcelamento
Fazenda Nacional dívida ativa
Consulta dívida Ativa Receita Federal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A natureza indenizatória dos honorários de sucumbência

Acordo de Transação do FGTS estará liberado em 01 de setembro de 2020

Transação extraordinária e transação por adesão são prorrogadas: momento certo para negociar a dívida ativa